Ideias de Gamificação



     Há tempos venho querendo ver e ouvir pessoas falando sobre gamificação na educação. Pesquisando na internet encontrei um texto em um site que oeferece serviços relacionados ao moodle (não estou fazendo propaganda... hhahaha), não é a resposta, mas valeu a leitura.
    O texto relatou bem o que tenho visto por aí de positivo e de negativo. Gostei dos exemplos!! 

“Não existia nenhum tipo de movimento relacionado ao conteúdo. As escolas apenas investiam nos equipamentos e reproduziam o PDF das apostilas nas telas”, característica que desmotivava os alunos. “Eles praticamente interagiam com a foto do livro nos tablets e notebooks”."


"É importante lembrar que a gamificação já existia dentro da educação física. O que se observa é que cada vez mais tem invadido outras áreas, como matemática e português, onde é muito eficiente, pois estimula a interpretação de regras e raciocínio logico. Alexandre aponta que essa metodologia já é utilizada há oito anos no Brasil, todavia, outros países já a aplicam há mais de 30 anos. “Todas as instituições que aplicaram a gamificação obtiveram um resultado formidável e prazeroso, em que o aluno aprende se divertindo”."
E você o que achou do texto? Concorda? Discorda?

Texto na íntegra em: http://cloud-ead.programmers.com.br/blog/escolas-ja-investem-em-gamificacao/

Imagem Disponível em: http://ipaddicas.com/wp-content/uploads/2011/08/top7Kids.jpg

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Sala de Aula Invertida + Big Data: Uma ideia de como usar!

Microsoft Equation 3.0, LaTeX, GMath: Produzindo Textos Matemáticos!

Cultura Maker: Oficina de Gambiarra