Flipped Classroom (Sala de Aula Invertida)



Apresentação:

     A tecnologia está cada vez mais presente na sala de aula, contudo muitos ainda não sabem como trazê-las para a classe. Jonathan Bergmann e Aaron Sams, desde 2007, vem trabalhando e disseminando a Sala de Aula Invertida, para professores que queiram modificar suas aulas. É importante dizer que não é uma metodologia ou uma teoria, mas sim uma maneira de fazer que os alunos aprendam.

     Os professores Bergamann e Sams preocupados com o rendimento de seus alunos que estava sendo prejudicados por causa das atividades esportivas que ocasionava a falta dos alunos em suas aulas. Até que Sams descobriu um software que gravava os arquivos do Power Point com áudio e transformavam em vídeo. Assim começaram a produção de vídeo-aulas para que os alunos não perdessem a matéria e disponibilizavam os vídeos em online e em DVD, para que mesmo os alunos que não tinham internet pudessem ter acesso aos materiais. Assim eles mandavam estes materiais para que os alunos assistissem em casa e na sala de aula eles trabalhavam em cima do que eles viram nos vídeos. Assim viram que utilizar os vídeos como uma ferramenta de aprendizagem ajudava o aluno aprender aquele conteúdo e decidiram aplicar com todos os alunos.

     Com a inversão os professores passaram a ter mais tempo dentro da sala de aula assim puderam dar mais atenção as dificuldades de seus alunos. Já que o tempo que era destinado para a aula expositiva, estava sendo enviado para a casa em forma de vídeos, e na sala de aula os alunos tiveram mais tempo com o educador para solucionar suas dúvidas, assim aumentando a interação professor-aluno.

    A aprendizagem invertida permite que o professor conheça melhor seus alunos e também tratá-los de forma diferenciada, além de tornar suas aulas mais transparentes, a partir do momento em seus vídeos ficam disponíveis na internet, possibilitando que os pais também aprendam junto com seus filhos em casa. 

     Uma boa iniciativa que está cada vez mais tomando forma e disseminando em vários cantos do mundo. Várias escolas, inclusive faculdades já estão invertendo suas aulas.
     
   Que tal inverterem a sua sala de aula? - Nos próximos posts vamos aprender um pouco mais sobre o Flipped Classroom.


Referências:

Sams, A; Bergmann, J. Flip Your Students' Learning.

Disponível em:
http://goo.gl/pb3PBS Acessado em: Nov/2013.

Pereira, F. R. R. Flip the Classroom: Tornar o aluno no centro da aprendizagem, um desafio ou uma realidade?

Disponível em:
http://goo.gl/6velXs Acessado em: Nov/2013.




Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Microsoft Equation 3.0, LaTeX, GMath: Produzindo Textos Matemáticos!

Sala de Aula Invertida + Big Data: Uma ideia de como usar!

Professor Moderno ou Conectado?